quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Natal de livros


Papai Noel está quase estacionando seu trenó. Vamos pedir muitos livros de presente para a gurizada?

Registro aqui algumas sugestões de boas leituras para o bom velhinho providenciar. Afinal, como disse o Carlos Urbim no seu encantador Álbum de Figurinhas

"as criançam precisam continuar a descobrir histórias inesquecíveis".


* O mundo inteiro, de Liz Garton Scanlon
Para pequenos leitores-ouvintes, é um livro delicado e sensível que revela a beleza das pequenas coisas cotidianas: as brincadeiras na praia, a feira, a chuva, subir na árvore, o convívio com a família, o aconchego. Ilustrações encantadoras de Marla Frazee. De capa dura e belo acabamento, faz bonito embaixo do pinheirinho (Editora Paz e Terra).

* Pedro e Tina: uma amizade muito especial, de Stephen Michael King
Este é sucesso garantido. A história do menino e da menina tão diferentes um do outro, que um dia se esbarram por acaso e se tornam grandes amigos, sempre agrada os pequenos e mostra como podemos aprender com as diferenças. Ilustrações lindas, coloridas e divertidas do autor (Editora Brinque-book).

* Tantos barulhos, de Caio Riter
Primeiro livro de poesias para crianças do autor gaúcho consagrado na literatura juvenil. Ao mesmo tempo delicados e divertidos, os versos de Caio são cheios de frescor e tem uma sonoridade deliciosa, fazendo lembrar Cecília Meirelles no seu clássico "Ou isto, ou aquilo". Aqui em casa fez muito sucesso. Meu pequeno leitor pede que eu conte sempre todas as poesias do livro. Leveza e traços delicados nas ilustrações de Martina Schreiner (Editora Edelbra).

* A bela borboleta, de Ziraldo
Clássico da literatura infantil brasileira, este livro me encantou quando criança e encanta o pequeno amante dos livros que tenho em casa. Célebres personagens dos contos de fadas se reúnem  para libertar a borboleta mais linda do mundo, que está presa no meio do livro. Mas será que ela precisa ser salva? (Editora Melhoramentos).

* Os bichos que tive, de Sylvia Orthof
Outro clássico da nossa literatura infantil, este livro é delicioso e divertidíssimo! Os adultos também darão boas risadas. Eu adoro este livro até hoje. Para crianças um pouco maiores (entre 7-11 anos), pois possui mais texto. Com ilustrações de Gê Orthof, filho da autora (Editora Salamandra).

* O jacaré bilé, de Alessandra Roscoe
Esta história com ares do nordeste brasileiro é uma gostosura. Texto saboroso e divertido, que flui muito bem na leitura em voz alta para os pequenos. Acompanha CD com lindas canções da autora sobre a história deste jacaré teimoso e vidrado na lua. Meu pequeno leitor adorou.

* O negrinho do pastoreio e outras lendas gaúchas, de Carlos Urbim
Adaptação para crianças da versão clássica de Simões Lopes Neto, feita pelo conhecido escritor e jornalista. Narra a trágica história do menino filho de escravos na campanha gaúcha e das crueldades de que é vítima, suscitando a reflexão crítica sobre o racismo e sobre a nossa história. Belíssimas ilustrações de Rodrigo Rosa (Edição da RBS Publicações).

* O colecionador de segredos, de Marcia Cristina Silva
Linda história para crianças maiorzinhas (5-10 anos), fala sobre os sonhos que mantemos guardados dentro de nós e mostra que sempre é tempo de resgatar os sonhos de infância, tomar as rédeas da nossa vida e construir a nossa felicidade. Lindas ilustrações do talentoso e inventivo André Neves (Editora Brinque-book).

E para os maiores, alguns clássicos inesquecíveis e deliciosos da nossa literatura juvenil, que são sucesso garantido! Aquelas leituras que levamos para sempre no coração:

* Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado (Ed. Salamandra);
* A bolsa amarela, de Lygia Bojunga (Ed. Casa Lygia Bojunga);
* A droga da obediência, de Pedro Bandeira (Ed. Moderna).


Um Feliz Natal,
com amor, alegria e ótimas leituras!


* * *