quinta-feira, 11 de novembro de 2010
release
EU E VOCÊ, AQUI E LÁ!
Letícia Möller
Ilustrações de Gabriel Demarchi
Série Infanto-juvenil – 20 p. – 22,5 x 26 cm
ISBN 978-85-7599-122-0 – R$ 25,00
Lançamento em 11 de dezembro de 2010, 15 h
Livraria Cultura, no Shopping Bourbon Country
Av. Tulio De Rose, 80, em Porto Alegre.
A diferença atrai e o preconceito separa; a distância separa, mas o interesse aproxima.
Diferentes culturas aproximam-se pelo interesse e pelo respeito mútuo.
Há diferença que justifique os preconceitos?
Eu e você, aqui e lá! Aproxima aqueles que no futuro poderão, de fato, construir a paz.
Esta história nasceu de uma viagem da autora pelo Marrocos, e se relaciona com um dos temas que estuda: o universalismo e o pluralismo cultural, isto é, aquelas coisas que nos unem, que são comuns a todos, e aquilo que nos torna singulares.
Uma história sobre crianças de diferentes origens. Um menino brasileiro e um menino berbere. Quais as diferenças e quais as igualdades?
Para saber mais um pouquinho sobre os berberes, a autora escreveu:
Os berberes são um conjunto de povos que vivem num vasto território do norte da África, que vai do Marrocos, passando pelo deserto do Sahara, até a Argélia e a Tunísia. Com sua cultura e língua próprias, eles são os povos mais antigos a habitar essa região. Desde tempos remotos, os berberes tiveram que resistir a diversas tentativas de dominação por parte de outros povos, e sempre lutaram pela sua independência e pela preservação dos seus costumes. Na verdade, “berbere” foi o nome dado a eles por outros povos, como os gregos, os romanos e os árabes, que os consideravam estrangeiros, estranhos. Berbere significa bárbaro (quase como selvagem), e era assim que eles eram vistos pelos povos dominadores. E hoje nós continuamos a chamá-los desse jeito, mesmo sem querer ofender, talvez por força do hábito. Mas na verdade, não é assim que eles chamam a si próprios. Eles se denominam de “imazighen” (no plural), ou “amazighe” (no singular), que significa Homens Livres. Bem diferente de bárbaro, você não acha?
LETÍCIA MÖLLER nasceu em Porto Alegre, em 1979. Formou-se em Direito pela PUCRS, obteve o título de Mestre em Direito pela Unisinos, e atualmente finaliza seu doutorado na Università del Salento, em Lecce/Itália. É autora de livros e artigos sobre Direito e Bioética, destacando-se a obra "Direito à morte com dignidade e autonomia" (2007). Nessa trajetória, a literatura sempre esteve presente. As palavras e as histórias são paixões que vêm da infância. A autora tem crônicas, contos e prosas poéticas publicadas em revistas digitais e sites de literatura. Em 2006, recebeu o primeiro lugar no I Concurso O Advogado e a Literatura, da OAB Federal, com o conto Vizinhos, publicado na antologia "Contos de Advogados".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário