terça-feira, 15 de maio de 2012

XI Feira do Livro de Rolante

Na última sexta-feira, estive em Rolante para dois encontros com os pequenos leitores das escolas do município, no palco armado na Praça da Matriz. O dia começou com contratempos: tranquila dentro do ônibus que me levava até lá, descobri que ele só chegaria no meu destino uma hora depois do que pensava: ou seja, quando meu primeiro encontro com as crianças estaria terminando... Quase entrei em parafuso, desci do ônibus no meio da estrada, e fui resgatada pelo meu amor, montado num cavalo branco - ops, num carro preto. Tudo certo no final das contas. Cheguei pontualíssima para o bate-papo da manhã.

O dia passado em Rolante foi muito gostoso, e os momentos de conversa com as crianças um prazer grande. Éramos em grande número, reunidos sob o toldo, mas meus queridos leitores não se intimidaram e fizeram muitas perguntas sobre o Eu e você, aqui e lá! e o Corre, Pedro, corre. Foi muito divertido. Depois de cada encontro, autógrafos em ambos os livros.





Com a Júlia, da Turma 123 da EMEF Hugo Zimmer. As crianças e a Profa. Mônica confeccionaram um livrinho inspirado no Corre, Pedro, corre, onde contam suas rotinas e atividades.

Tive ainda a alegria de conhecer pessoalmente a escritora Simone Saueressig, que compartilhou comigo esses momentos gostosos na Feira do Livro. Simone conversou com a gurizada maior sobre seu livro virtual O pitbull é manso, mas o dono dele já mordeu uns quantos... Aproveitei para tietá-la e pedir autógrafos nos livros A máquina fantabulástica (juvenil publicado pela Scipione) e Aurum domini: o ouro das Missões, romance vencedor do Prêmio AGES Livro do Ano - Categoria Narrativa Longa, em 2011 (publicação da Artes e Ofícios).



Gostei muito de conhecer Rolante, cidade que me pareceu alegre, acolhedora e bem cuidada, com a bela Praça da Matriz e a Igreja, as árvores e flores, os banquinhos que convidam à contemplação, os brinquedos e recantos para as crianças. A Feira do Livro foi armada na simpática Rua Coberta. No intervalo de almoço, ainda consegui fazer um tour pela zona rural, seguindo o Caminho das Pipas até o distrito de Boa Esperança.



Voltei para casa levando uma cuca (Rolante é a Capital Nacional das Cucas) e um suco de uva orgânico produzido por uma cantina de produção familiar, gentilezas da cidade para esta escritora que já sente vontade de voltar.

* * *

2 comentários:

  1. Oi Letícia! Também tem foto nossa no www.porteiradafantasia.com/agenda. Foi um prazer te conhecer! Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Simone,
    o prazer foi todo meu!
    Que teus livros encontrem sempre muitos leitores - mereces!
    Um beijo.

    ResponderExcluir