quinta-feira, 19 de julho de 2012

Dica de leitura - Amores de artistas


Num dia lindo, tarde ociosa, bom passear pelo centro histórico de Porto Alegre. Batendo perna na Andradas, depois de uma visita ao Memorial da antiga Livraria do Globo e a tentativa emocionada de recriar a imagem e a atmosfera de tempos tão idos (em meio a araras, manequins e som tecno), uma entrada na Paulinas mais adiante.

Lá encontrei um livro doce, terno e delicado chamado Amores de artistas. O livro de texto breve escrito por Sonia Rosa, que recebeu o selo Altamente Recomendável da FNLIJ em 1998, narra a vida de três amigos, Maneco, Dunga e Nando, que amavam fazer versos, pintar e cantar. A paixão que aflora por Isadora, Flora e Dora só faz aumentar o exercício da arte para extravasar tanto amor. O tempo passará, as meninas não voltarão, mas entre eles se criará uma amizade indestrutível, e a saudade daquelas meninas e daquele tempo será para sempre inspiração na arte dos três amigos.

As lindas ilustrações de Odilon Moraes enriquecem o texto com muita delicadeza e sensibilidade, criando uma atmosfera de um tempo e um lugar de liberdade, beleza e ritmo sereno, onde as crianças nas suas bicicletas são as donas das ruas e donas do mundo - livres para fantasiar, amar, sonhar alto, fazer arte. Liberdade hoje infelizmente escassa, mas fundamental para nutrir a liberdade de espírito, de sonho e de arte.

Ah, essa nostalgia entranhada no meu ser... Não tem jeito.

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário