segunda-feira, 26 de setembro de 2011

XII Feira do Livro de São Jerônimo

São Jerônimo esteve em festa na última semana. Além dos festejos comemorativos aos 150 anos do município e à semana farroupilha, ocorreu nos dias 22 e 23 de setembro a XII Feira do Livro. Na sexta-feira, pude acompanhar de pertinho a alegria das crianças de diferentes escolas municipais com essa bem-vinda quebra de rotina proporcionada pelos livros, pelos encontros com escritores, pela música e os palhaços, as guloseimas e a tinta no rosto.

O palhaço e também músico Luan Voyage

Estive por lá para conversar com os curiosos leitores do Eu e você, aqui e lá! e do Corre, Pedro, corre! - este ainda nem lançado e já com seus primeiríssimos leitores, alunos da E.M.E.F Fernando Ramos, que me emocionaram quando me mostraram, liderados pela criativa Profa. Bárbara Moreira de Souza, o grande tapete que confeccionaram com desenhos e pinturas do Pedro intercalados com bonitas estampas! Tudo feito por eles e costurado com carinho pela Profa. Bárbara e seu marido. O projeto de leitura do livro ("Uma história, um tapete") desenvolvido pela professora segue um belo caminho: agora o tapete ficará hospedado por uns dias na casa de cada aluno, que irá convidar seus pais a ali sentar e ouvir a história contada por ele. Uma linda ideia!

Tapete do "Corre, Pedro, corre!" feito pelos alunos da
EMEF Fernando Ramos e pela Profa. Bárbara

O tapete tomou conta do Plenário da Câmara de Vereadores, onde conversamos,
e daqui direto para os lares desses pequenos sonhadores!

Foi um prazer conversar com todas as crianças. Os alunos e professoras da E.M.E.F. Padre Luiz de Nadal também me emocionaram com a confecção de um livro personalizado do "Eu e você, aqui e lá!", todo ilustrado por eles, com muito capricho, e encadernado. Ao final do livro, fotos das crianças com a mão na massa, compenetradas, trabalhando no projeto. Ganhei de presente uma cópia do livrinho feito pelos alunos da gentil Profa. Eva Marques.

Os livrinhos no estande da escola na Feira do Livro

Recebendo o livro da fofa Raffaela, do 1o ano A da EMEF Pe. Luiz de Nadal


A turma da Profa. Eva, e eu feliz com meu presente...

Agradeço também o carinho dos professores e dos queridos alunos da E.M.E.F João Cernicchiaro e da E.M.E.F. Eng. José Maria de Carvalho - estes vindos de longe, da zona rural de São Jerônimo, que (impressionante!) dista mais de 100 km do centro da cidade!.. Nos intervalos dos nossos bate papos, nos encontramos relaxando nos bancos (eu) e brincando muito (eles) na Praça Júlio de Castilhos. Ficam na minha memória os rostinhos, os sorrisos e as palavras afetuosas ditas ao pé do ouvido pelo Roger, a Letícia (que também quer ser escritora), a Nicole, a Jessi. Obrigada, obrigada de verdade!

Alunos e professores da EMEF Eng. José M. de Carvalho
Conversas sobre o prazer da leitura, a criação dos livros,
as diferentes culturas, as coisas que nos aproximam...
 
* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário